Teoria do Flow: como colocar emoções e habilidades a serviço da perfomance e do aprendizado?

estado de flow

Teoria do Flow: como colocar emoções e habilidades a serviço da perfomance e do aprendizado?

Para começar a falar do flow nada melhor que retomar aos estudos do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

Em seus experimentos na área de psicologia Mihaly chegou ao um estado que denominou de flow que pode ser traduzido como “fluxo” em português. Esse estado tornaria uma experiência genuinamente satisfatória, permitindo que as pessoas experimentassem um profundo prazer, criatividade e envolvimento pleno.

Em seu livro “Fluxo: a psicologia da experiência ótima”, ele ensina que, ao ordenar as informações que entram em nossa consciência, somos capazes de descobrir a verdadeira felicidade e melhorar nossa qualidade de vida.

De forma resumida, flow é o estado em que suas competências são colocadas a prova com desafios que sejam adequados às habilidades que você desenvolveu ao longo do tempo.

Para atingir esse estado os desafios não podem ser nem muito fáceis, nem muito difíceis.

Ao atingir o flow existe um aumento de performance, pois o individuo fica em um estado focado, com energia, envolvimento e fluidez, como se tudo conspirasse a seu favor.

A forma mais simples de você tangibilizar o estado de flow é recuperar em sua memória quando era criança e se envolvia em uma brincadeira gostosa!

Podia ficar horas entretido(a) naquele momento, criando, desenvolvendo competências e colocando as que tinha aprendido a prova (tais como coordenação motora fina, raciocínio logico, criatividade, etc) de forma leve e divertida!

Sem ser no ato de brincar, quando as crianças estão a todo vapor descobrindo o mundo e testando suas habilidades recém adquiridas, a situação mais propícia para praticar o flow é no ambiente de trabalho.

Todo dia aprendemos algo novo em nossa rotina, desenvolvemos competências técnicas e comportamentais e ao colocar isso em prática de forma prazerosa, entramos em flow!

Mas veja bem, flow não é aquele momento de tédio ou ócio, pois se você se sentir assim quer dizer que o desafio proposto é fácil demais! Tampouco é aquele momento de pânico no qual sentimos que não vamos dar conta do recado, pois talvez o desafio seja além de suas possibilidades!

Por isso falamos que o flow ajuda na aprendizagem, pois você usa todo seu repertório, suas vivências e suas habilidades desenvolvidas, conseguindo performar bem, trazendo resultado e se sentindo exultante no meio dessa jornada!!!

Justamente por isso, a Teoria do Flow é uma das bases do Lego® Serious Play®.

A ideia é justamente que cada participante traga toda sua bagagem profissional e de vida, suas habilidades e competências e as utilize no jogo para cumprir os desafios que são apresentados!

Não é à toa que os participantes invariavelmente saem eufóricos de uma sessão com Lego® Serious Play ® e comentam que nem sentiram o tempo passar, pois, se bem-sucedida, a sessão irá colocar todos em estado de flow!

E os resultados nesse caso são transformadores para a equipe e para o participante!!

Se quiser saber mais entre em contato pelo email: contato@zweckconsultoria.com.br

 

Imagem:<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/madeira”>Madeira foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

Sem Comentários

Deixar um Comentário

1
Olá! Quer saber mais? Vamos conversar!
Powered by