Lego® Serious Play® é um método desenvolvido pelo Grupo Lego® para lidar com os desafios das corporações, visando:
- facilitar a condução de reuniões
- melhorar a comunicação e colaboração entre equipes
- facilitar o pensamento estratégico de negócios e visão processual do todo
- auxiliar no processo de análise e busca de solução de problemas complexos de grupos e indivíduos
- estimular a criatividade e inovação em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)
A metodologia surgiu na década de 90 quando o próprio Grupo Lego® buscava alternativas para competir com os videogames em seu processo de planejamento estratégico. Ao unir pesquisadores do IMD, na Suíça, com o então head de R&D da Lego, Robert Rasmussen, foi criada a primeira versão dessa metodologia que tem sido atualizada anualmente com as contribuições não só de Robert, mas da comunidade global que ele criou.
A Zweck conta com uma consultora certificada internacionalmente, pela Rasmussen Consulting e Juego Serio, membros da AMT (Association of Master Trainers), para facilitação da metodologia.