Minhas vendas caíram, o que fazer? 6 dicas para reavaliar sua empresa

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Uma boa pergunta! O primeiro passo é reconhecer que há algo errado o quanto antes. Esperamos que sejam questões simples e que possam ser resolvidas rapidamente. De qualquer modo, é importante fazer uma avaliação completa da empresa para capturar novas oportunidades e corrigir o rumo, se houver necessidade. Seguem alguns pontos de reflexão que podem ser úteis para iniciar esse processo:

  1. Produto ou serviço não é mais demandado pelos clientes atuais por obsolescência, contexto econômico ou mudança de legislação;
  2. Canais de comunicação podem estar inadequados: você sabe onde estão seus clientes? Quais as redes sociais que usam? Em qual momento? E no mundo off-line? Há algum veículo que estejam mais presentes?
  3. Empatia: qual é a dor de seus clientes? Ou seja, por que te procuram? Mas veja bem, não olhe para o que você oferece, mas sim para a solução que eles querem que a sua empresa ou do concorrente consiga prover;
  4. Canais de vendas: onde eles querem achar seu produto? Querem pesquisar online? Fechar o pedido por telefone e retirar na loja? Ou querem fazer tudo de forma virtual? Que distância estão dispostos a pagar frete? Aceitam comprar de distribuidores ou representantes? Querem ser atendidos diretamente?
  5. Preço: quanto estão dispostos a pagar e por quê? Quais condições o atraem? Desconto à vista? Parcelas sem juros? Condições diferenciadas para melhorar o fluxo de caixa deles?
  6. Disponibilidade: para quando querem seu produto e serviço e o que você tem conseguido ofertar?

Enfim, essas dicas refletem algumas das possibilidades que devem ser analisadas para definir ações que consigam retomar o crescimento das vendas. O importante, acima de tudo, é conhecer bem seus clientes, os mercados de atuação deles e suas estratégias para poder definir quem são os parceiros corretos e a melhor forma de recuperar suas vendas no curto prazo, sustentando-as no médio e longo prazo.

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