Como inovar em treinamentos corporativos e de desenvolvimento de pessoas nas empresas? Conheça a metodologia Lego® Serious Play® e transforme sua visão sobre o tema!

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Você provavelmente já deve ter lido que as 3 principais competências do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial, são, em ordem de importância: resolução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade. Mas como trabalhar isso dentro das empresas de forma inovadora e com resultados transformadores?

 

Na maioria das palestras e treinamentos corporativos, somos frequentemente bombardeados de informações e conteúdos relevantes. Saímos dessas sessões achando que vamos colocar imediatamente as coisas em prática. Contudo, é muito comum não atingirmos esse objetivo e arranjarmos diversas desculpas, sendo o tempo uma das mais comuns. E por que será que isso acontece? Estudiosos da educação dizem que só aprendemos de fato algo quando mudamos a nossa forma de agir ou pensar. Portanto, se nesse ponto você se deu conta que a maior parte dos treinamentos não surtiu efeito algum na sua vida profissional e pessoal, isso significa que, na prática, você pouco aprendeu com eles. Assustador, certo? E o que fazer para que tenhamos um comportamento diferente?

 

Vamos imaginar que, se ao invés de alguém lhe dizer ou exemplificar algo que você deve fazer ou mudar, você seja convidado(a) a produzir com suas mãos o que gostaria de fazer ou como gostaria de agir perante um problema complexo no trabalho. Indo além, imagine que nesse processo tenha um(a) facilitador(a) que direciona o seu olhar para o que de fato te impede de avançar e explorar seu potencial máximo. Contudo, esse(a) facilitador(a) não lhe dará soluções, será você que colocará significado em tudo o que construir. Será que dessa forma você mudará sua atitude perante os problemas, por mais complexos que sejam?

 

A resposta é um sonoro simmmm! Esse processo, faz com que os participantes coloquem em suas construções todo seu potencial criativo e de soluções de problemas que são normalmente reprimidos pelo lado racional de nosso cérebro. Isso além de aumentar o nível de engajamento das pessoas, alcança uma profundidade e um nível de senso crítico que leva qualquer participante a querer agir e mudar imediatamente. É como um tapa na cara, mas dado por si próprio, o que aumenta exponencialmente a ânsia de ação e mudança!

 

Pronto! Você acabou de descobrir como Lego® Serious Play® tem ajudado a transformar os negócios e a vida das pessoas com uma metodologia que encanta os participantes (é magia? – muitos perguntam), mesmo aqueles que nunca brincaram com as peças na infância e são incrédulas quanto a efetividade de treinamentos pouco  convencionais.

 

E como isso funciona? Muitas vezes, ficamos paralisados quando temos que lidar com problemas complexos. E se paramos, é muito provável que algo em nosso subconsciente esteja nos impedindo de seguir. O processo do Lego começa conectando as pessoas com seu emocional antes de colocar o desafio do jogo para os participantes. Uma vez que a pessoa se conecta com o emocional e entra no flow, ela acessa seu subconsciente e tudo fica mais fácil. O Flow é o estado em que o desafio e a competência encontram um equilíbrio e a atividade passa a ser extremamente prazerosa. Pense em uma criança brincando por horas sozinha com suas pecinhas… esse é um estado de flow e nós, adultos, também passamos por isso. Ao encontrar algo que nos leve para essa sensação, as horas passam despercebidas e você fica emocionalmente conectado com a atividade, possibilitando que sua melhor versão entre em cena.

 

Após criada essa conexão, é a hora de fazer o desenvolvimento dos desafios. Lego® Serious Play® sempre terá uma pergunta para responder, por isso é um jogo com propósito e tudo será amarrado ao longo de cada etapa para endereçar esse propósito. Entre as atividades comumente trabalhadas nas empresas, estão: teambuilding, gestão de mudança, criatividade, planejamento estratégico em tempo real, cenários futuros de mercado, posicionamento de marcas e identidade, comunicação pessoal, gestão de conflitos e comunicação em rede. Os temas são variados, pois o método suporta diversos conteúdos, sempre alinhados com as 7 trilhas de aprendizado que a metodologia propõe.

 

Os grupos devem ter no máximo 12 pessoas por facilitador(a) para permitir que cada participante expresse suas ideias. É muito comum em reuniões, com clientes e parceiros, ter 20% das pessoas falando e os outros 80% apenas fazendo cena na sala, desconectados em seus mundos paralelos. Isso gera baixo nível de envolvimento, comprometimento e, portanto, prejudica bastante o resultado das empresas. O LSP propõe uma comunicação 100/100, ou seja, enquanto um dos participantes fala, os demais devem ouvir e somente o facilitador(a) faz intervenções para questionar a construção.

 

A arte do storytelling é exercitada o tempo inteiro por cada um. Isso é um bônus para os participantes, pois perceberão que conseguem uma comunicação mais efetiva, nos mais diversos cenários, usando essa técnica.

 

Para ter um workshop com Lego® Serious Play® completo, procure sempre facilitadores certificados pela AMT (Association of Master Trainers) e que tenham a Rasmussen Consulting como certificadora. Robert Rasmussen trabalhou na Lego de 1988 a 2001 como head de R&D, onde desenvolveu a metodologia em parceria com estudiosos de universidades europeias e americanas. Em 2001, assumiu a empresa Executive Discovery Ltd. que lançou o programa Lego® Serious Play globalmente, permanecendo lá até 2004. E hoje se dedica a certificar nossos facilitadores e realizar workshops com empresas no mundo inteiro.

 

É importante também que o material utilizado seja o específico da linha Lego® Serious Play@, pois o mesmo foi desenvolvido ao longo do tempo para refletir as principais metáforas encontradas no mundo de negócios. Esse material é vendido exclusivamente online em lojas nas lojas Lego® do exterior. Se quiser conhecer mais sobre o método, aplicação e história acesse o site oficial da Lego®.

 

Na Zweck Consultoria temos uma facilitadora certificada pela AMT, com grande experiência no mundo de negócios, o que torna os treinamentos ainda mais robustos para serem levados às grandes e médias corporações. Envie um e-mail para: contato@zweckconsultoria.com.br e solicite uma demonstração em sua empresa ou acesse nosso site e saiba mais.

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