Visão sistêmica: como ampliar a visão de sua equipe em busca de resultado

Data

Autor

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email

Você já deve ter ouvido falar em visão sistêmica algumas vezes.  Pode ser que tenha adorado o termo, pois soa como algo importante e que deve ser utilizado com um público seleto.

Já na prática o conceito parece abstrato demais para ser aplicado!

Então, que tal parar um pouco para refletir sobre o real impacto desse termo no seu dia a dia?

Normalmente, a falta dessa visão é responsável por sobrecarregar algumas áreas nas empresas, criando os famosos silos corporativos e elevando a animosidade entre departamentos que possuem clientes internos, gerando inúmeras reclamações sobre a falta de cooperação e trabalho em equipe.

E com tudo isso, adivinha quem sai perdendo com essa situação? Todos! Principalmente o cliente final.

A falta de visão sistêmica coloca os clientes no meio do fogo cruzado interno das empresas. Eles percebem que suas demandas não são atendidas e que tudo demora para acontecer.

Tentam diversos canais e fica aquele empurra-empurra. No fim, até conseguem resolver o que precisam, só que de forma traumática.

Internamente, os profissionais, dos mais diversos níveis hierárquicos, ficam estressados, desmotivados e pouco engajados, questionando o porquê fazem determinadas tarefas e como isso contribui para a empresa e para sua carreira.

Culpam todos os parceiros por suas desgraças e, acabam se fechando em grupos com dores similares. Essa é a forma que encontram para se protegerem das áreas “inimigas” e seguirem com seus trabalhos.

Com isso, o resultado da empresa pode até vir, mas de forma apática, não explorando todo seu potencial ou mesmuito abaixo do desejado.

 

Mas afinal, o que é visão sistêmica?

 

Uma importante distinção conceitual deve ser feita desde o início. Sistêmico, no sentido aqui abordado, é algo que se refere ao todo ou à totalidade. Isso difere de sistemático, que remete ao que é metódico, organizado, constante, meticuloso.

Portanto, ter uma visão sistêmica implica em poder enxergar a organização como um todo. Ou seja, ser capaz de visualizar os macro processos da empresa, as funções de cada área e como tudo isso se inter-relaciona, podendo mensurar os impactos de suas atividades no todo.

Tratando isso como uma competência, a visão sistêmica permite que a pessoa enxergue além, traçando possíveis ligações, mapeando stakeholders externos e internos, cenários e consequências de médio e longo prazo.

Para a empresa, pessoas com essa competência são essenciais para levantar oportunidades estratégicas de crescimento, bem como perigos que devem ser mitigados, caso o caminho tomado não tenha considerado fatores cruciais para sua existência.

Complexo? Dependendo da organização, sim. E quem deveria ter essa visão?

O ideal é garantir que ao menos a liderança tenha essa competência bem trabalhada. Pode-se também incluir nesse grupo colaboradores com cargo sênior e os considerados de alto potencial (Hi-Po).

Para clarear esse conceito, pense naqueles dois departamentos que sentam lado a lado. Muitas vezes seus integrantes até tomam café juntos, batem um papo sobre o mercado, trocam figurinhas corporativas, mas na “hora do vamos ver”, cada qual faz negócios considerando seu mundinho, sua unidade de negócios e suas metas.

Identificou alguma área assim na sua empresa?

A pessoa com visão sistêmica é aquela que, ao conversar com o vizinho de baia, após poucas perguntas já descobre que estão de olho no mesmo cliente, com produtos diferentes.

Como estão no mesmo barco, podem combinar esforços e estratégias para cercar o potencial cliente, oferecendo mais soluções e tornando-se mais relevantes.

Dessa forma, atingem não só os resultados de suas equipes, mas com certeza irão contribuir para que a empresa cresça de forma mais perene e acelerada.

A consequência dessa visão apurada, são clientes mais satisfeitos, com suas necessidades e dores sendo atendidas de forma holística e fluida.

Dependendo de como isso é interpretado e tratado, ao invés de diagnosticar que falta visão sistêmica nas lideranças/equipes, muitos julgam não haver cooperação entre as áreas e que é necessário um trabalho de teambuilding.

Pode até ser que isso seja sim um dos entraves, pois as relações interpessoais possuem várias dimensões.

Porém, o fato de não haver visão sistêmica dificulta ainda mais a aceitação em prol de qualquer intervenção para que se obtenha resultado em time, ao invés de continuar sempre atuando dentro dos silos corporativos.

E como reverter uma situação dessas?

É mais fácil que as pessoas tenham a noção do todo quando elas constroem esse todo, literalmente.

O ser humano enxerga o seu mundo em 3D, por isso, por mais que ferramentas como o Value Stream Mapping, por exemplo, ajudem a ter uma visão mais ampla, acabam não sendo suficientes.

Com a metodologia Lego® Serious Play®, cada participante enxerga seu papel e o seu entorno. Cria relações até chegar ao ecossistema completo.

E uma vez que esse ecossistema é construído, todos são convidados a olhar de cima, a discutir os pontos de contato e os entraves. Enfim, analisar a complexidade do todo, vendo o todo!

Isso facilita demais as coisas. É incrível perceber que às vezes o que falta nas equipes é essa noção de onde estão inseridas e como suas ações impactam o restante da empresa.

Lego® Serious Play torna isso tangível. Fica mais fácil ter um diagnóstico completo do que é necessário fazer quando todas as relações são discutidas e aprofundadas.

Lego® Serious Play® foi desenvolvido em meados da década de 90 e vem sendo aperfeiçoado desde então. Equipes das mais diversas empresas multinacionais já tiveram uma experiência com essa metodologia, que ainda é incipiente no Brasil.

O alto custo do material, adquirido apenas fora do país, é uma das barreiras que impediram até hoje o avanço desse método, que encanta a todos com seus resultados efetivos por onde passa.

 

Na Zweck temos uma facilitadora, com ampla experiência em marketing e estratégia, para realizar nossos treinamentos, sempre com o uso de material específico.

Com isso, conseguimos tangibilizar a realidade das equipes de negócios mais facilmente para a estrutura desenhada do jogo, possibilitando que os participantes desfrutem do momento, façam as reflexões necessárias e tomem ações.

Se você tem uma situação em que precisa que áreas trabalhem melhor conjuntamente, vamos conversar!

Lego® Serious Play® pode ser a metodologia ideal para começar o processo de mudança e cooperação, engajando os membros da sua equipe de forma leve e divertida. Envie um email para: contato@zweckconsultoria.com.br

Mais
Artigos