Como ter um negócio resiliente? Evite o achismo corporativo!

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Muitas vezes continuamos a fazer as coisas de determinada forma, pois achamos que dão resultado, baseado empiricamente em nossas convicções pessoais!! Piadas a parte, dependendo do cenário de atuação e até da sorte de cada um, isso pode funcionar por determinado tempo. Mas nada como uma crise prolongada para separar o joio do trigo…

Em momentos de crise as empresas são postas a prova. Aquelas que se movimentaram, desbravaram novos mercados, construíram relacionamentos saudáveis com seus clientes e fornecedores, além de, inovarem em produtos, processos e serviços, normalmente, conseguem passar melhor pela maré turbulenta. Contudo, aquelas empresas que resolveram prolongar o presente em sua projeção de futuro, como uma forma conservadora de garantir o bônus de final de ano dos funcionários, e não fizeram a lição de casa, com melhorias internas, sofrem muito e acabam até fechando suas portas.

O que essas empresas que ficam com um desempenho inferior, normalmente, têm em comum? O achismo corporativo. Isso significa que ao invés de ir para mercado, fazer ou comprar pesquisas, conversar com seus clientes, entender suas necessidades, ouvir suas reclamações, perguntar aos clientes sobre tendências, enfim, olhar para fora e, com base nisso, definir seus propósitos e objetivos de vendas… essas empresas olham excessivamente para dentro e fundamentam seus dados no que seus dirigentes acham que acontecerá.

Isso é muito comum no mundo corporativo. Nas grandes empresas e também em empresas menores. Nas grandes é muitas vezes uma medida protecionista para se manter em determinado cargo ou alçar uma nova posição no curto prazo. Nas empresas menores e familiares é a aversão ao risco do investimento (afinal é capital próprio) ou a crença que tudo isso custa caro e não se aplica à sua realidade.

Em ambos os casos, o juízo de valor embutido deve ser desmistificado. É possível sim, através de técnicas simples, sair do achismo e ter um pouco mais de dados e fatos para trabalhar. Basta querer! Em que time você quer estar na próxima crise?

A Zweck pode te auxiliar nessa caminhada, desde a visão dos clientes e planejamento, até temas de relacionamento, que devem ser trabalhados em paralelo nessa situação. Temos experiência em diversos segmentos e treinamentos específicos e diferenciados para facilitar esse processo. Entre em contato através de nosso e-mail ou telefone e saiba mais.

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