É muito comum as empresas nos procurarem, pois querem aumentar suas vendas e estão cansadas de investir em Facebook, Instagram e LinkedIn sem obter o resultado esperado. Grande parte delas, antes de chegar até nós, contratou empresas especializadas nessas ferramentas e pensou que estivesse pronta para vender muito com isso. O conhecimento das ferramentas e de seu poder é essencial, principalmente se for você quem será o responsável por alimentá-las em sua empresa, mas antes é preciso desmistificar o marketing digital. Existem diversas ferramentas que ajudam as empresas a melhorar suas performances em plataformas digitais: Google AdWords, otimização de site através de geração de tráfego orgânico, também chamado de SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing, retargeting, automação de marketing, etc. Contudo, para que essas ferramentas sejam eficientes, é necessário que uma estratégia de marketing com um propósito claro e consistente com seu negócio tenha sido elaborada anteriormente. As ferramentas por si só não aumentam as vendas do seu negócio.
Sendo assim, quais são os passos mais importantes para começar sua jornada no universo digital? No fundo, tudo passará por conhecer melhor seus mercados de atuação e seus clientes. Confira abaixo um passo a passo que pode te ajudar nessa etapa inicial:
- Qual o propósito do seu negócio? Em quais mercados atua? Quais canais utiliza? O que é vendido e em quais formatos, ou seja, qual é o seu modelo de negócio?
- Quem são os clientes que compõem sua audiência alvo, seu grupo de compradores, ou como é falado em marketing digital: quais são as Personas do seu negócio? Entender e desenhar essas pessoas, que representam o seu cliente ideal, é fundamental para o plano. Sem isso, fica difícil prever os prováveis conteúdos que gostariam de consumir e em qual momento.
- Na sequência, é preciso entender a jornada dessas pessoas no ambiente online e off-line. Sim, o off-line impacta também a estratégia digital, pois estamos numa era Digital, pessoas interagem em diversos canais, físicos e virtuais esperando que tenham uma experiência integrada e prazerosa. Como fazer isso?
- Gerar conteúdos relevantes! Uma vez que foram identificadas as personas e o caminho que percorrem, é fundamental a geração de conteúdo, principalmente educacional, para atrair as pessoas para o começo da jornada com a sua empresa. Conforme esse lead evolui, outros conteúdos devem ser disponibilizados. De forma genérica, a sequência para gerar e nutrir um lead com sucesso é: foco no problema do cliente => foco na solução => como sua empresa pode ajudar. Portanto, sem ansiedade, nada de começar já falando de seus produtos e serviços!
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